quinta-feira, 11 de agosto de 2016

VIOLETAS NA JANELA: FICÇÃO OU REALIDADE ?

Caro leitor,
essa postagem sugere uma reflexão sobre alguns romances espíritas, nos quais eu gosto muito e acredito que boa parte sejam verídicos, pois creio na doutrina Kardecista. Contudo há romances nos quais detalhes nos fazem duvidar se é real ou fictício.

Como vocês viram no título da postagem, o meu real interesse é investigar e debater se o livro, Violetas na Janela, é de fato um acontecido real ou fantasioso, pois é um livro que foi muito bem escrito, é espetacular, verdadeiramente o Best Sellers da literatura espiritualista, contudo boa parte desse sucesso se dá porque os leitores acreditam que essa história seja verdadeira. E se caso não fosse: Será que faria todo esse sucesso?

Violetas na Janela foi publicado no ano de 1993, pela médium Vera Lucia Marinzeck de Carvalho, contando a história pós morte de sua "sobrinha", Patricia Braghini, por aneurisma cerebral aos 19 anos de idade na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso. A história no livro é muito interessante, até recomendo a leitura, mas o que está em xeque aqui é se esse romance é verídico ou apenas uma criatividade sensacional da escritora.
Cesar Augusto Melero do livro o Céu Azul

Aonde quero chegar?

Na verdade o que eu quero é saber se realmente a personagem principal do livro existiu, pois pelos meus cálculos, Patricia morreu em torno de uns 40 anos atrás, quem sabe até menos, pois nem isso nós sabemos, e também não temos qualquer tipo de registro fotográfico ou existencial dela em lugar algum. No livro o Céu Azul, que também conta a história da vida pós morte de um rapaz, lá na contra capa tem a foto do espirito quando encarnado, Cesar Augusto Melero, é essa foto ao lado.

Então a questão é: Por que preservar a imagem de alguém que morreu há tanto tempo? Talvez essa imagem é o que poderia dar credibilidade ao romance. Será que os pais dela existem mesmo? Será que o tal centro espirita do pai dela lá na cidade de São Sebastião do Paraíso realmente existe? Se a ideia das psicografias é mostrar que realmente a vida continua, porque esconder o rosto de uma personagem cuja sua história teve mais de um milhão de cópias vendidas? Será verdade esse romance ou uma invenção espetacular da autora? Enfim, o que posso garantir é que o livro é bom, vale a pena ler, mas não garanto a realidade dele que é o ponto crucial para a alta comercialização do romance. 

Siga em frente com o debate, faça seus comentários abaixo!   
 

39 comentários:

  1. Olá, não existem fotos dela disponíveis na internet pq a família prefere não divulgar, mas Patrícia realmente viveu em São Sebastião do Paraíso e desencarnou aos 19 anos conforme o livro.
    Os pais, a tia que psicografou, moram em São Sebastião do Paraíso e possuem um centro.
    Dps de violetas na janela, foram publicados outros dois livros de Patrícia sendo Vivendo no mundo dos espíritos e o último que foi o vôo da gaivota.
    Eu tb tinha esta curiosidade, e, procurei pela família que me atenderam muito bem, vi a foto de Patrícia, mas por respeito a família não ousei pedir p fazer foto...
    Ela era muito linda 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Jamila.tudo bem? também já li obra e gostei muito.foi uma das primeiras obras que li quando era novo.tenho 33 anos hoje.já li bastante livros espíritas.apesar de não ter fotos dela,como você a viu. poderia dizer apenas se tem alguma pessoa pública( atriz,cantora,etc) que seria parecida com ela,queria apenas ter um vislumbre de como ela era? assim eu lendo uma segunda vez acho que tornaria a leitura ainda mais. digamos mais sólida do que já é.porquê a história é extremamente cativante.

      Excluir
  2. Patrícia existiu, eu não cheguei a conhecê-la pois seu desencarne foi antes do meu nascimento (mas não há 40 anos hahaha). Mas posso afirmar pois sou paraisense, conheço seus pais dado que seu pai, senhor José Carlos Braghini é o criador do centro espírita que frequento desde bebê em São Sebastião do Paraíso. Ler esse romance muito me emociona, pois nossa cidade é pouco conhecida e ver que tantas pessoas leram esse livro me deixa muito agradecida, primeiro por conhecer as personagens envolvidas e segundo por ser uma leitura que leva um rico conhecimento da vida após a morte à muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À propósito, já ia me esquecendo, há um retrato de Patrícia na estante de livros no centro. Se tiver oportunidade apareça por lá! Será muito bem-vindo!

      Excluir
    2. Obrigado Núbia, fico feliz em saber!

      Excluir
    3. Núbia.pelo que pesquisei(só acessando a internet rsrsr) calculei que ela teria nascido em 1967 e teria falecido em 1986(19 anos) a primeira edição do livro foi em 1993(7 anos depois,tempo suficiente para ela ter tido o aprendizado no mundo espiritual e até com conhecimento e capacidade já para passar sua história em livro, já que a passagem dela foi "tranquila".iai será que acertei? eu achei esse data num site que colocava o nome sobrenome dela,nascimento e falecimento.

      Excluir
    4. Olá, você poderia dizer qual é o nome do centro espírita do pai dela?

      Excluir
    5. Olá, sou o poeta mineiro Júlio Dalvorine. Também li Violetas na janela e achei a obra encantadora. Sua personagem principal Patrícia, me emocionou por sua pureza e bondade. Não conheço São Sebastião do Paraíso mas, acredito que seja uma bela cidade! O que eu quero dizer com tudo isso, é que esse livro é muito interessante e nos faz pensar realmente sobre a vida após a morte e, também sobre o poder de nossas escolhas. Abraço a todos e fiquem com Deus!

      Excluir
  3. Patrícia desencarnou a quase 32 anos,no dia 27/07/1986

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência eu cair aqui de paraquedas hoje? 27/07/2021

      Excluir
    2. E eu? Coincidência tb, lendo em 27/07/2022? Sincronicidades.

      Excluir
  4. Gostei muio das informações, queria muito ver a foto de Patricia quando encarnada, mas respeito a escolha da família. Quem sabe um dia posso ir a São Sebastião do Paraíso?
    Moro em B.H.

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me passar o endereço do centro espirita que Patricia frequentava?

    ResponderExcluir
  6. O problema do livro não é se o livro é real ou romance. Porque isso não desmerece a lição. O problema é a autora (Vera L.M.C) AFIRMA ser a história real e, como não é, as liçoes são baseadas numa mentira. Todos os livros dela contem erros históricos, ou relata lenda urbana como se fosse real, ou relata história já conhecida desde antes da internet como se tivesse se passado com a algum personagem.
    Tivesse a autora dito: estes livros sao romances, e a lição estaria intacta.

    ResponderExcluir
  7. Decepcionado com o texto do autor. Não pque questiona se a história e real ou não. Até aí a proposta é interessante e tudo que nos faz refletir é sempre valido. O grande problema é que o autor não fez a lição de casa, não pesquisou. Pois uma pesquisa rasa na internet já mostraria que os personagens existem. Dessa forma, me parece que o texto tem mais a ver com caçar "cliques" no blog dele (pque um livro que vendeu 1 milhão de cópias vai dar " audiência" em qq coisa que se fale dele), do que realmente propor um debate sério sobre o assunto

    ResponderExcluir
  8. É. Hoje eu estou procurando a foto da Patricia Braghini (livro "Violetas na Janela") na Internet. Mas, não encontro. Realmente, muito estranho. Porque os pais não mostram a foto dela??? Eu quero imprimir a foto, para colar no livro, que tenho aqui em casa.

    ResponderExcluir
  9. Na Internet, estive procurando a foto da Patricia Braghini, do livro "Violetas na Janela", escrito pela médium Vera Lucia Marinzeck, mas já li que os seus pais não divulgam a foto dela. Terei que ir até São Sebastião do Paraiso, em Minas Gerais, para ver ela na foto...CARLOS XAVIER - Porto Alegre-RS.

    ResponderExcluir
  10. Como informação, tem uma reportagem de 2011 que fala sobre dia de finados, menciona e filma o túmulo de Patrícia. vou deixar o link como informação e como prova de que ela existiu. em 2:43 a repórter começa a falar. https://www.youtube.com/watch?v=Hp_7Php03mU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom comentário realmente tem na lapide parabéns por compartilhar conosco !!!

      Excluir
    2. Grata pela informação! Respeitemos a família e sua vontade!

      Excluir
    3. assistir varias vezes e nao vi o tumulo da patricia nao

      Excluir
  11. PROBLEMA HUMANO.Eis o grande problema humano,meter a colher de pau em tudo,sem pesquisar.Milhares de livros espíritas contam fatos semelhantes,mostrando um mundo espiritual bastante idêntico ao da carne,com a diferença de que lá as pessoas não se misturam como aqui,isto é,bons e maus.Será que essa tia é tão irresponsável assim,usando o nome da sobrinha para contar mentiras?!A maioria dos comentários é de quem mal está lendo ou leu "Violetas",sem consultar outros.Agora,novidade mesmo é nos livros de André Luiz,psicografia de Chico Xavier (confiam neste?!),com dissertações sobre Medicina,Astronomia,Psicologia,aura,pensamento,trevosos e luminosos,Umbral,enfim,o que se vai encontrar depois da morte.Humildemente,é a opinião de um devorador de livros e jornais,de todos os tipos,e que já leu ´só de livros espíritas,uns dez mil.Até perdi a conta!É uma estimativa.Sugiro:antes de opinar,leia toda a Codificação!

    ResponderExcluir
  12. Acho certo sim duvidar. Não é nada inteligente acreditar em tudo. Mas quando vejo um comentário igual o da Núbia, não tenho mais por quê duvidar (também achei que fosse falso kk).

    ResponderExcluir
  13. Não vejo verdade nesse conto. Então no plano espiritual tbm existe prioridades? Por favor!
    Não se esquecam as máximas de Jesus de que somos todos iguais perante Deus
    Desigualdade e privilégio isso é da terra.
    Dixando claro q tbm sou espirita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se diz espírita mas duvida dos conhecimentos que a doutrina nos da. Sim, existe propriedades na plano espiritual mas não como entendes, até pq o que vc entende por propriedade é o que conhece aqui no plano material. No plano espiritual não existe desigualdades e nem privilégios, por isso as propriedades de lá não são com as mesmas características e finalidades aqui do plano material. Estude mais e entenderá

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Livro fantasioso. Merece um prêmio por ser uma espécie de romance fantástico. Quem se deu bem foi a autora, que deve ter se enriquecido bastante enganando milhões com este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido autor do blog não quero parecer arrogante,porém os fatos relatados no livro,não descrevem exclusividade ou fantasia,temos a lei ação e reação,causa e retorno,e tudo que a Patrícia teve foi a colheita dos frutos,ela fez o bem quando encarnada,e tudo o que recebeu foi por merecimento.

      Excluir
    2. Júlio boa tarde.
      Nota se que essa ou esse tal unknown começa a dizer no início que foi na cidade, conheceu a família dessa Patrícia,foi muito bem recebida e viu até a foto dela...
      Depois mais em baixo diz que não vê verdade nesse conto, que terá que ir na cidade dela para verificar...há faça me o favor né!
      A única coisa que vc encontra é que essa moça morreu em São Sebastião do paraíso,e que esse fato ocorreu não tem tantos anos assim,ela deve ter com certeza pai mãe vivos aínda ou algum parente dela, que deveria divulgar uma foto ou um fato sobre ela...
      Mas o máximo que vc encontra é a autora vendendo coleções de livros,enquantos muitos buscam por pelo menos um recado e nada alcançam,dessa Patrícia já deu uma coleção de livros.
      Julio,se vc conseguir uma foto dela ou algo verídico,divulgue aqui pra nós, não tem porque não divulgar até porque se for uma verdade e a moça era tão boa, até ajudaria para os que não acreditam.
      Pra mim não passa de ficção,obras tiradas da cabeça de autor mesmo,e foram muito bem vendidas por sinal,sem serem percebidas por compradores o tamanho das contradições.
      Como foi dito aí em cima,livro fantasioso, só não concordo que merece um prêmio porquê sao cheios de contradições,mas que a autora enriqueceu com suas fantasias isso sem duvidas.

      Excluir
  19. O túmulo existe, e a foto dela está no cemitério, ela nasceu em 18/06/67 e morreu em 1986. Vídeo do cemitério. https://www.youtube.com/watch?v=Hp_7Php03mU

    ResponderExcluir
  20. assisti ao vídeo e não consta nenhuma foto lá. so vi mesmo os dados de nascimento e falecimento,pelo video diz que é um dos mais visitados.

    ResponderExcluir

BALÃO MISTERIOSO EM VELÓRIO DE UMA CRIANÇA NAS FILIPINAS

No dia 15 de novembro de 2015, nas Filipinas, o pequeno Trebby de apenas sete anos de idade, desencarnava e naquele dia iniciava-se o ritual...